e-SIC

Secretaria de Cultura


A Secretaria de Cultura Municipal é responsável por promover e preservar a rica diversidade cultural da comunidade local, além de fomentar a expressão artística e o acesso à cultura para todos os cidadãos. Seu papel vai além da promoção de eventos e atividades culturais, abrangendo também a preservação do patrimônio histórico e cultural da região.

Funções Principais:

  1. Promoção Cultural: A Secretaria organiza e apoia uma ampla variedade de eventos culturais, como festivais, exposições, apresentações teatrais, musicais e literárias, que enriquecem a vida cultural da comunidade e promovem a diversidade artística.

  2. Educação e Formação: Ela desenvolve programas educacionais e de formação artística, visando estimular a criatividade, promover o acesso à cultura e formar novos talentos nas mais diversas áreas artísticas.

  3. Preservação do Patrimônio: A secretaria trabalha na preservação e valorização do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do município, protegendo monumentos, edifícios históricos, manifestações culturais tradicionais e arquivos históricos.

  4. Acesso à Cultura: Ela busca garantir o acesso igualitário de todos os cidadãos à cultura, promovendo atividades inclusivas e desenvolvendo espaços culturais acessíveis para a comunidade.

Importância para o Município:

  1. Identidade Cultural: A Secretaria de Cultura preserva e fortalece a identidade cultural do município, valorizando suas tradições, história e expressões culturais únicas, que contribuem para a construção da identidade coletiva da comunidade.

  2. Desenvolvimento Econômico: Ela contribui para o desenvolvimento econômico local ao fomentar a economia criativa, gerar empregos na área cultural, atrair turistas e promover o comércio local ligado à cultura e ao turismo.

  3. Qualidade de Vida: A oferta de atividades culturais enriquece a qualidade de vida dos cidadãos, proporcionando oportunidades de lazer, entretenimento, aprendizado e enriquecimento pessoal.

  4. Inclusão Social: Ao promover a cultura de forma inclusiva e acessível, a secretaria contribui para a inclusão social, fortalecendo o senso de pertencimento e promovendo a integração de grupos diversos dentro da comunidade.

Em resumo, a Secretaria de Cultura Municipal desempenha um papel fundamental na preservação da identidade cultural, promoção da expressão artística e fomento do desenvolvimento social e econômico do município, contribuindo para uma comunidade mais vibrante, inclusiva e enriquecedora para todos os cidadãos.

Membros


Em breve.

Orgãos Vinculados à Secretaria de Cultura


    Em breve.

Estrutura Organizacional


Em breve.